Datas importantes do primeiro semestre para incluir no seu planejamento de marketing

Confira o calendário com as principais datas comemorativas dos próximos meses e ideias de ações para sua loja de brinquedos em cada uma delas

Em um mercado dinâmico e competitivo como o de brinquedos, a habilidade de antecipar e se adaptar à sazonalidade é crucial para o sucesso de qualquer lojista. No artigo Estratégias para lidar com a sazonalidade de vendas na sua loja de brinquedos, discutimos a importância de como o planejamento antecipado, um estoque estratégico, ações de marketing e promoções especiais podem  ajudar os lojistas nas vendas durante todo ano, destacando como estratégias bem elaboradas ajudam a  impulsionar o desempenho nas vendas. 

 

Agora, nosso foco se volta para uma análise mais detalhada, destacando as datas mais relevantes  do primeiro semestre que devem ser incluídas no planejamento de marketing para garantir uma presença autêntica e constante nas redes sociais  e maximizar as oportunidades de conectar-se com clientes. 

 

O planejamento de marketing e ações permite que você, lojista, se antecipe e compreenda as oportunidades para estar presente no dia a dia e na rotina de potenciais clientes e de consumidores. A ideia aqui é não se limitar apenas às promoções, mas também incluir outras estratégias de fortalecimento de marca perante a comunidade, contribuindo para aumentar a percepção positiva do consumidor sobre a empresa.

Fevereiro

14/02 – Dia da Amizade – Incentive os clientes a indicarem amigos para a loja como parte da celebração do Dia da Amizade oferecendo benefícios, descontos especiais ou brindes para os clientes que indicarem novos compradores como o programa de indicação ou uma promoção de leve 2 pague 1 se vier acompanhado de um amigo. 

 

15/02 – Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância – Inicie uma campanha de conscientização sobre o câncer infantil em sua loja. Compartilhe informações sobre sinais de alerta, prevenção e a importância do diagnóstico precoce e incentivando também à doação para entidades que cuidam ou apoiam crianças em tratamento de câncer. Além de contribuir para uma causa importante, sua loja se tornará parte de uma iniciativa significativa, construindo uma reputação positiva na comunidade.

Março

14/03 – Dia nacional dos Animais – Desenvolva uma vitrine atrativa com brinquedos que representem a diversidade de animais. As crianças costumam adorar esse tipo de tema! Para atrair os pais, ofereça descontos nos brinquedos temáticos da vitrine, criando pacotes promocionais ou descontos para incentivar compras múltiplas, por exemplo ao comprar um conjunto rebanho tem desconto nos caminhões Boiadeiro. É importante deixar claro o intuito das promoções e seus benefícios, destacando a relação com o Dia Nacional dos Animais.

 

15/03 – Dia mundial do Consumidor – Essa é uma data que, ano após ano, tem ganhado força no varejo brasileiro. Como sugestão, ofereça uma experiência especial aos seus clientes, demonstrando gratidão e celebrando a parceria, como por exemplo, ao realizar compras acima de um determinado valor, os clientes recebem um cupom para participar de um sorteio exclusivo. Para garantir que todos os clientes estejam cientes da oportunidade, utilize diversos canais de comunicação, como redes sociais, e-mails e materiais promocionais na loja.

 

20/03 – Dia internacional da Felicidade – Nada mais justo do que usar a data para proporcionar momentos alegres aos seus clientes através de kits exclusivos que contenham os brinquedos mais vendidos da temporada anterior. Utilize diferentes canais de comunicação para divulgar os Kits da Felicidade promovendo a experiência de “unboxing” dos kits, seja através de vídeos nas redes sociais ou demonstrações na loja física. Destaque a empolgação de descobrir os brinquedos inclusos, tornando a compra ainda mais emocionante.


31/03 – Páscoa – Considere oferecer brinquedos temáticos, cestas personalizadas e atividades lúdicas que complementem a experiência da data. Promoções especiais e parcerias com marcas podem agregar valor ao seu mix de produtos, atraindo clientes em busca de opções diferenciadas para presentear. Não deixe de incluir também brinquedos na sua estratégia, cada vez mais os pais optam por esse tipo de presente ao invés de doces, visando uma rotina mais saudável para as crianças.

Abril

07/04 – Dia mundial da Saúde – Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, promova uma abordagem integral colaborando com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, pediatras e outros profissionais da saúde para realizar sorteios envolvendo desconto nos serviços, como consultas, exames ou consultorias de bem-estar nas áreas de saúde infantil, alimentação saudável e desenvolvimento associando a brinquedos temáticos e ao cuidado físico para destacar a importância da atividade física nas crianças.

 

28/04 – Dia internacional da Educação – Destaque o papel crucial dos brinquedos no processo de aprendizado. Explore estratégias que promovam a educação de forma lúdica como utilizar materiais educativos para decorar a vitrine, transmitindo a mensagem de comprometimento com a educação e oferecendo descontos especiais nos brinquedos didáticos para professores ou pais que estejam comprando em preparação para atividades educacionais. Outra opção também é oferecer brindes educativos como cadernos de atividades ou caça-palavras impressos para qualquer compra de brinquedos didáticos.

Maio

15/05- Dia internacional das Famílias – Envolva seus clientes em atividades que proporcionam a união familiar e geram engajamento, como por exemplo, um concurso de fotos envolvendo a família brincando com algum produto da sua loja, encorajando os clientes a compartilharem as fotos em suas redes sociais e marcarem a loja. O vencedor, cuja foto receber mais curtidas, pode ganhar um brinde ou desconto especial.

 


26/05- Dia nacional do Bombeiro – Crie uma atmosfera especial em sua loja, homenageando esses heróis e proporcionando oportunidades de compras com descontos nos carrinhos de bombeiros e desenvolvendo uma vitrine envolvente com a temática que encanta muitas crianças.

Junho

05/06 – Dia mundial do Meio Ambiente – Incentive os clientes a compartilharem fotos realizando ações sustentáveis, como plantio de árvores, limpeza de áreas públicas ou outras práticas ecologicamente responsáveis. Ofereça descontos exclusivos em produtos selecionados para clientes que participarem da ação ou realize sorteios de produtos relacionados, como pá, kit jardineiro, entre outros. Você também pode oferecer como brinde para compras na semana do Meio Ambiente, mudas de árvore, temperos e outros para incentivar o plantio pela comunidade.

 


12/06 – Dia mundial contra o Trabalho Infantil – Promova uma campanha focada no direito das crianças de brincar e desenvolver-se livremente onde sua loja pode desempenhar um papel importante na promoção de uma infância saudável e livre de exploração. Organize uma campanha de arrecadação de brinquedos na loja, incentivando os clientes a colaborarem com um valor significativo ou a doarem brinquedos novos ou em bom estado, destacando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Outra ideia também é, ao atingir um valor de compra específico, a loja se compromete a doar um brinquedo para uma criança vulnerável.

Conclusão

À medida que exploramos as datas importantes do primeiro semestre, fica evidente como cada celebração oferece oportunidades únicas para destacar e fortalecer a marca da sua loja de brinquedos. 

 

Fique de olho nas tendências que estão surgindo, ouça o que os clientes têm a dizer e faça alterações em suas táticas conforme necessário. Destacamos a importância de manter uma atitude flexível e receptiva às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores. Ficar atualizado sobre as datas importantes e tendências do mercado ajustando suas estratégias com base no feedback dos clientes são práticas fundamentais para o bom funcionamento do negócio e o sucesso contínuo. 

 

Com um catálogo diversificado, a Poliplac oferece uma ampla gama de brinquedos temáticos, educativos e inovadores, perfeitos para cada ocasião. Seja para o dia da Amizade, dia internacional da educação, da família ou até dos bombeiros, nossos produtos são cuidadosamente projetados para levar alegria e encantar crianças e criando momentos especiais.

 

Não perca a chance de cativar seus clientes com produtos que refletem a dedicação à qualidade, diversidade e inovação. Entre em contato com nossos representantes agora mesmo e descubra como os brinquedos da Poliplac podem transformar as datas importantes desse primeiro semestre em experiências inesquecíveis para clientes de todas as idades.

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