Como montar o perfil da minha loja no Instagram?

Confira o passo a passo para criar um perfil de sucesso para o seu negócio

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, depois do WhatsApp, o Instagram é o aplicativo que os brasileiros mais abrem em seus celulares ao longo do dia. Não é por nada que 42% das empresas estão presentes nessa rede social, como revela o Panorama Profissionais de Mídias Sociais no Brasil. 

 

Sendo assim, é inegável que o Instagram tem um espaço grande na vida do público e que marcas podem aproveitar essa oportunidade para potencializarem seus objetivos. Se a sua loja de brinquedos ainda não tem um perfil no Instagram, fique tranquilo! Neste artigo iremos abordar os primeiros passos cruciais a serem tomados por você para estabelecer sua presença online nesta rede social. Vamos lá?

Criando a sua conta

Para criar sua conta no Instagram, você deve acessar o aplicativo pelo celular e preencher os dados solicitados. Essa é uma etapa bastante simples e rápida, mas existem algumas dicas para se atentar na hora de configurar o perfil, confira a seguir:


  • Nome de usuário: é que vai a seguir do @ no perfil. A dica aqui é evitar símbolos em excesso, números e outros elementos que dificultem que o público encontre o seu perfil pesquisando pelo nome. Utilize palavras-chave como “brinquedos”, “loja” e o nome da sua marca.
  • Nome do perfil: esse nome aparece ao adentrar o perfil e é um apoio para o nome de usuário. Aqui também é importante colocar palavras-chave como por exemplo, “Loja de Brinquedos”.  
  • Foto de perfil: a foto de perfil é a primeira impressão que os visitantes terão de sua loja. Escolha uma imagem representativa, como o logotipo da loja ou um produto icônico. Certifique-se de que a imagem seja clara, nítida e facilmente identificável mesmo em tamanhos reduzidos.
  • Categoria do perfil: para ter acesso a recursos e análises profissionais, é importante que o perfil seja aberto e comercial. Dentre as categorias que o Instagram oferece, procure aquela que melhor se encaixa no seu nicho e atuação. Existe uma específica para loja de brinquedos.
  • Outras informações: se o seu negócio for físico, preencha o endereço no local indicado e também outros contatos para facilitar que o usuário encontre você em outros meios. Também é possível adicionar botões ao perfil com e-mail, WhatsApp de contato, link direcionando para site, …

 

Esses são os elementos principais na hora de criar o seu perfil. Aqui ainda poderíamos incluir a biografia do perfil, mas por se tratar de um tópico que faz bastante diferença na hora de ter seu perfil encontrado por potenciais clientes, decidimos dedicar o tópico a seguir exclusivamente para esse assunto. Continue a leitura para saber mais!

Como montar a bio de uma loja?

A biografia do perfil é um espaço em destaque, logo abaixo do nome do perfil e por isso é a oportunidade de comunicar de forma concisa quem você é e o que sua loja representa. 

São poucos caracteres disponíveis e por isso as palavras precisam ser escolhidas de forma estratégica para transmitir a essência da sua marca. Confira abaixo algumas informações que podem estar na sua bio:

 

  • Elemento de marca: slogan, promessa da marca, algo que represente o que vocês fazem na loja de uma maneira mais “poética”.
  • Informações relevantes sobre funcionamento: horário de atendimento, cidade em que a loja está estabelecida, … – essas são informações importantes de constarem na bio para que sejam de fácil acesso pelo público
  • Descontos, promoções e outras informações: também pode ser válido divulgar sobre promoções, cupons, hashtags de campanhas e outras ações mais relevantes naquele período no seu perfil. Por exemplo, se for o mês das crianças, colocar uma chamada para essa data: “Garanta o presente ideal aqui!” ou se a sua loja for online, pode inserir aqui um cupom de primeira compra.

 

Se ainda assim estiver sem inspiração do que colocar na bio do seu perfil de loja de brinquedos no Instagram, confira abaixo alguns exemplos e modelos que você pode adaptar:

 

Modelo 1:

Explore o universo encantado dos brinquedos! ✨🧸
Loja de brinquedos para todas as idades

📍[cidade] 

⏰[horário de funcionamento] 

 

Modelo 2:

Brinquedos exclusivos para momentos únicos 🌈✨

Loja de brinquedos colecionáveis e limitados

📲WhatsApp: [contato aqui]

Entre em contato clicando no botão abaixo ⬇️

 

Modelo 3:

Bem-vindo à casa dos sorrisos! 😊✨ 

Encontre os brinquedos que fazem a alegria das crianças

📍[cidade] 

⏰[horário de funcionamento] 

#brincaresorrir

 

Essas são algumas sugestões de como estruturar a bio do seu perfil! Lembre-se de adaptar conforme as particularidades do seu negócio e que essa bio é editável, ou seja, você pode mudar ao longo do tempo e testar o que melhor se adapta para o seu público-alvo.

O que postar primeiro no Instagram da loja?

Depois de criar o seu perfil com todos os elementos essenciais e principais informações chegou a hora de entender como movimentar o seu perfil de modo a criar um relacionamento com o público e incentivar que acompanhem a sua loja de brinquedos no Instagram.

 

O primeiro post costuma gerar dúvidas e inseguranças, mas a verdade é que ele é mais simples do que parece. Ao iniciar o seu perfil, você pode atrair tanto pessoas que já conhecem a sua loja quanto novos potenciais clientes, por isso é importante que todos estejam na mesma página e saibam quem você é e o que a sua loja oferece. Por isso a sugestão é que o primeiro post seja de apresentação.

 

Você pode postar, por exemplo, uma foto sua com a equipe da loja em frente à fachada e escrever na legenda da postagem mais sobre quem vocês são, onde estão, o que oferecem e o que pretendem postar no perfil. Outra ideia é postar uma foto de “como tudo começou” e contar mais da história da loja. Também pode aderir a algumas trends de vídeos curtos, adaptando para que as informações mais relevantes da sua loja apareçam. Um exemplo de vídeo é: o que faz  a loja de brinquedos X ser a loja de brinquedos X.

 

A principal dica é postar como se estivesse falando com os clientes na porta da sua loja, sem muita formalidade. Lembre-se: a ideia aqui é se aproximar do público em geral! Uma boa prática que pode ajudar a definir esse tom é criar um jeito de chamar a sua comunidade e sempre fazer um convite ao final das postagens.

Recursos adicionais: as principais funções do Instagram

O Instagram é uma rede social bastante completa, mas nada complexa! Por isso permita-se explorar os diversos recursos da plataforma. Abaixo vamos listar algumas das principais funcionalidades e termos que aparecem na plataforma e que podem ser utilizadas no perfil da sua loja de brinquedos.

 

  • Story: são como fotos e vídeos rápidos que duram apenas 24 horas. Você pode usar isso para mostrar novos brinquedos, curiosidades da loja ou perguntar aos seguidores o que eles gostam. É uma maneira descontraída de interagir! 
  • Destaques: são como pastas para seus stories favoritos. Crie pastas com temas, como “Novidades” ou “Bastidores”, para que as pessoas possam ver seus momentos especiais sempre que quiserem ou agrupe informações úteis em destaques explicando como chegar até sua loja, qual é o horário de funcionamento, dentre outras.
  • Feed: é a parte principal do seu perfil, onde as fotos e vídeos ficam permanentes. Mantenha um estilo bonito e organizado, mostrando seus brinquedos e contando um pouco sobre cada um. Use legendas legais para deixar tudo mais interessante!
  • Reel: são vídeos curtos e animados. Experimente fazer vídeos mostrando seus brinquedos de maneira divertida. Pode ser uma ótima forma de se conectar com as pessoas! Existem modelos prontos e áudios disponíveis na própria plataforma que irão ajudar nesse processo.
  • Live: é como fazer uma chamada de vídeo ao vivo! Use isso para mostrar brinquedos novos, responder perguntas dos seguidores ou até mesmo para fazer eventos especiais de vendas. É como conversar com todo mundo ao mesmo tempo!


Não se preocupe se tudo isso parecer um pouco confuso no começo. Com o tempo, você vai pegar o jeito e descobrir como deixar o perfil da sua loja super legal! E separamos mais um conteúdo que pode ajudar a planejar as postagens no seu perfil, é só clicar aqui.

Conclusão

E assim concluímos nosso guia para criar um perfil encantador para sua loja de brinquedos no Instagram. 

 

Ao manter uma identidade consistente, compartilhar momentos especiais e interagir de forma autêntica, você constrói um perfil envolvente. Mas atenção! É essencial para o sucesso do seu perfil no Instagram (e também da sua loja) que os produtos oferecidos sejam atrativos para adultos e crianças, por isso uma curadoria minuciosa é essencial. Na Poliplac fabricamos alegria em forma de brinquedos há mais de 30 anos e oferecemos opções para diversas faixas etárias e com diferentes temáticas. Você pode conferir mais em nosso catálogo e entrar em contato com a equipe de atendimento para receber mais informações.

 

Explore, inove e divirta-se ao criar um mundo de magia para sua loja de brinquedos. Mal podemos esperar para ver suas conquistas!

Fale agora com nossa equipe para receber a visita de um de nossos representantes e conhecer os produtos disponíveis em nosso catálogo.

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